A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4, através do Fórum de Pastorais Sociais, 4 vai promover, nesta sexta-feira (17 de novembro), Webinário sobre Insegurança e Soberania Alimentar no Piauí. O encontro vai acontecer no formato virtual, através do You Tube, a partir das 10h da manhã e será transmitido pelo canal TV Nestante.

O encontro terá a participação do assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Gregório Borges; da membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), dra. Norma Sueli e do secretário da Cáritas e coordenador regional do Fórum de Pastorais, Hidelbrando Pires.

Com o tema “Insegurança e Soberania Alimentar, o que fazer?”, o Webinário é parte das atividades da campanha ‘É tempo de cuidar, é tempo de agir’, que tem por objetivo combater a fome e a insegurança alimentar no Piauí. As ações de coleta e distribuição de alimentos está acontecendo nas paróquias e dioceses do Regional Nordeste 4.

“É Tempo de cuidar, é tempo de agir

O coordenador do Fórum Regional de Pastorais Sociais, Hidelbrando Pires, explicou como a campanha se desdobrará: “O movimento será estruturado em duas frentes, sendo uma delas emergencial, com a coleta e doação de alimentos, mas também por meio de políticas públicas, em parceria com o Estado, para garantir a proteção de pessoas que ainda enfrentam o drama da insegurança alimentar”, falou.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), no ano de 2022, cerca de 33 milhões de pessoas passavam fome no Brasil. No Piauí, o número alcançava a marca de 80% da população total do Estado vivendo em situação de insegurança alimentar, que ocorre quando os moradores de um domicílio não têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

Mais informações

Para mais informações, o Fórum Regional das Pastorais Sociais lançou um website com todos os detalhes sobre a campanha. Na plataforma, estão disponibilizados a programação, arquivos de divulgação como banners e peças para redes sociais, além das formas de doação, números para contato, etc. No site, também é possível fazer uma doação online, que será convertida em aquisição de alimentos para serem distribuídos.