A temática central desta 32ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4 foi amplamente discutida pelos assessores padres Abimar Oliveira de Moraes e Crispim Guimarães dos Santos. O encontro aconteceu entre os dias 29 de junho e 01 de julho, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina, e teve como tema ‘Catequista: vocação e missão’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32-33).

“A missão do catequista é de fundamental importância para a Igreja, no entanto, é preciso considerar que ela não pode acontecer de maneira improvisada. Esse ministério requer uma preparação, alicerçada na doutrina cristã, no Catecismo da Igreja Católica e nos ensinamentos da palavra de Deus. Desta forma, poderemos pensar na concretização de uma catequese mais dinâmica, criativa e sinodal em sintonia com os apelos do Papa Francisco”, pontuou o padre Abimar Oliveira.

Já o padre Crispim Guimarães reforçou que é preciso pensar a catequese a partir das famílias. Desta forma, a família e a Igreja devem caminhar juntas: “Ao considerarmos a dimensão formativa, faz-se necessário voltar nossa atenção para a instituição família. É dentro da família que se deve iniciar o itinerário para uma boa catequese e, consequentemente, para a perseverança na vida de oração, de comunhão e de fraternidade. Tudo isso vai criar um vínculo de afetividade entre seus membros com Deus e com a Igreja”, falou.

Saiba mais sobre a 32ª Assembleia Regional Pastoral

Regional Nordeste 4 realiza sua 32ª Assembleia Pastoral em clima de fraternidade e comunhão

 

Conheça o perfil dos participantes da 32ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4